terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os Tucumanos em: Caboclos nos EUA

Publico a seguir uma reportagem - com fotos e video, que fiz para a sessão cultural do Jornal Cidade Melhor, um informativo da Prefeitura de Manaus. Essa cabocada gente boa que vai representar o Amazonas no 'brasilian day', em Nova York - Estados Unidos. Confiram.

Os Tucumanus

“A palavra caboclo vem do tupi guarani e significa aquele que vem da floresta. (...) Como ser um caboclo hoje...?”, revela e questiona a primeira faixa ‘Caboco-oco’, do até então único CD dos quatro cabocos que formam Os Tucumanus. Com um som “Regional Experimental” (título do CD), o grupo tem suas origens no fim dos anos 90 com a ideia que Maurício Pardo apresentou a Denilson Novo, então contemporâneos de faculdade na UFAM – Universidade Federal do Amazonas. Mas as primeiras letras só vieram em 2001.


Músicas da banda amazonense Os Tucumanus
(Produção e imagens: Rômulo Araújo)

“Com o auxílio de um violão e os caroços de tucumã fizemos as primeiras músicas que logo chamou a atenção de amigos e outros músicos.”, contou Denilson Novo, acrescentando que Mauricio, chamado pelos intimos de Jabá, ficou conhecido na UFAM como “O Maluco dos Tucumãs”. A ideia foi reforçada por Adriano Furtado, quadrinheiro desenhista e também contemporâneo de faculdade, que a pedido de Maurício, desenvolveu uma cidade de seres que tinham corpo de gente e cabeça de tucumã, chamada de “Os Tucumanus”.

“Toda essa história aconteceu no fim dos anos 90 e as primeiras músicas nasceram em meados de 2001.”, lembrou Denilson que considera a formação oficial da banda em 2006, quando convidaram Clóvis Rodrigues (da banda de rock Platinados) para assumir o vocal. Além dele, Daniel Valentim, baixista e jornalista, Luiz Pepê, que trabalhou com Denilson na banda Tribo Maya, e Ricardo Mota, que assumiu a percussão. 


Denilson Novo e companhia durante apresentação no Largo São Sebastião, em Manaus-AM.
(Foto: Rômulo Araújo)

Os Tucumanus fizeram o primeiro show oficial na noite de 03 de setembro de 2006, no Teatro Usina Chaminé. No ano seguinte, os cabocos lançaram o primeiro disco com 11 faixas intitulado Regional Experimental. As canções ainda definem o som da banda que continuam apresentando “um repertório 100% autoral misturando diversos ritmos musicais com base no rock e temas comportamentais e críticos sobre o cotidiano urbano e regional amazônico”, observou Denilson.

O vocalista Clóvis Rodrigues lembra que na época a expectativa era grande pela estreia da banda, já que os músicos já eram conhecidos do público. “Vi um público carente de identidade musical, procurando um som novo que falasse sua língua, gírias, expressões e costumes, que fosse um reflexo do seu tempo, e assim como as musicas chamavam pra dançar, as letras também levavam a refletir sobre questões sociais.”, destacou.


Vocalista Clóvis Rodrigues em apresentação com a banda no Largo São Sebastião, em Manaus-AM.
(Foto: Rômulo Araújo)

A trajetória da banda já os levou a apresentações fora do Amazonas. Em 2007 fizeram o primeiro show fora do estanho no Centro Cultural São Paulo, como pré-show para a banda de reggae Nação Regueira. Em seguida, passaram por Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo – ambas em São Paulo. Além disso, tocaram em dois festivais fora de Manaus: o QUEBRAMAR, em Macapá-AP (dez de 2010) e o FEMUCIC – Festival de Música Cidade Canção em Maringá-SC. “Quando dizemos que somos do Manaus, já desperta a curiosidade de muitos, pois pouco se conhece do que é produzido aqui.”, comentou Clóvis

E não para por ai. Recentemente a cabocada da banda recebeu um convite internacional, participar do Brazilian Day, evento realizado há 28 anos, em Nova York, nos Estados Unidos, em que artistas brasileiros se apresentam. “É uma oportunidade que nunca cogitamos e de repente aconteceu. Um evento que nunca levou ao palco um grupo ou artista amazonense para apresentar o seu trabalho. É um feito inédito.”, comemora Denilson.


Os Tucumanus no Largo São Sebastião, em Manaus-AM.
(Foto: Rômulo Araújo)

O responsável por esta oportunidade é o manauara Gláucio Penalber, agente de marketing e fã da banda que mora há 8 meses em NY, que entregou para o diretor Geral do Brazilian Day, o CD da banda. “2012 tem sido bem produtivo para nós, apesar das dificuldades. E essa notícia pra mim foi algo surreal. Estamos muito felizes com o convite, e como sempre, trabalhando com garra para fazer bonito e representar nosso Estado, dessa vez fora do Brasil”, afirmou Clóvis Rodrigues.

Além da preparação para essa viagem internacional, a banda também está em produção do novo CD. “Esses anos de estrada nos deu uma visão mais ampla do que pode ser desenvolvido no nosso som. Com  previsão de lançamento pra início de agosto, o disco vem com músicas novas, outras já bastante conhecidas pelo público, mas que ainda não foram gravadas, e outras do primeiro trabalho com novos arranjos.”, adiantou Clóvis, lembrando que todas essas conquistas são frutos do apoio dos fãs. “Muito obrigado a todos e Viva a Cabocada!”, finalizou o vocalista.


Abro uma exceção e posto esta foto dos Tucumanus Clóvis e Denilson comigo (Rômulo Araújo), após apresentação na Virada Cultural de Manaus 2012.
(Foto: Paula Pessoa)

Reportagem, Vídeo e Fotos: Rômulo Araújo
Críticas e sugestões: osegundoregistro@gmail.com

6 comentários:

  1. As primeiras letras e melodias de "caboco oco, acari-bodó, boi voador, palafitas e a boca da caboca" foram escritas e desenvolvidas entre os anos de 96 e 2000.O nome de batismo tucumanus (forelius tucumanus- é um gênero de insetos, pertencente à família Formicidae) e o corpo conceitual que forma toda a sua estrutura também datam desse período, que é muito anterior a própria banda e seus integrantes. Destaco que fiz parte da primeira formação como vocalista e incitador do pensamento alheio.

    Desde já agradeço
    “O maluco dos tucumãs”
    Maurício Pardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è isso aê meu camarada Jabá!!.... lembro muito bem das conversas sobre musica e futuros projetos, papo que tinhamos nos lugares que costumavamos frequentar.... tenho muito orgulho de fazer parte do Projeto Os Tucumanus, no qual fui convidado por vc e tive a minha primeira experiencia em parceria nas letras!!!..... creio que deu certo! rs...A musica tem esse poder!!! seguimos em frente com Os Tucumanus

      Excluir
  2. Sou testemunha dessa narrativa Jabá! Lembro até hoje quando vc me falou desse projeto, pelos idos do ano de 98, já com os caroços de tucumã fazendo som pelos corredores do ichl !

    Abss meu velho!

    Amauri

    ResponderExcluir
  3. Beijos Tucumanos.... Sucessooooooo!!! carregam nossa bandeira do Amazonas no peito garotoooossssss!!!!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço os comentários pessoal. Principalmente ao Maurício e o Clóvis que contribuiram com informações extras para enriquecer esta postagem. Grande abraço e sucesso aos Tucumanus. /o/

    ResponderExcluir
  5. Clóvis

    Sinto falta dessas conversas uteis! Agora, imagine só o acumulado na cachola?!

    Abraço Amauri
    Parabéns pela iniciativa Rômulo
    Errata -leia-se 96 até 2003 e não 96 até 2000

    Maurício Pardo (Jabá)

    ResponderExcluir