sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FotografAMdo com Raphael Alves

A segunda postagem do 'Projeto FotografAMdo' apresenta o fotojornalista Rafael Alves. Ele atua, profissionalmente, desde 2000 e já passou pelos principais jornais de Manaus. Entre os assuntos, além de sua trajetória, ele fala sobre a filosofia por trás da fotografia, sobre sua escolha de preferir trabalhar com câmeras analógicas e seus projetos pessoais. Tudo isso enquanto caminha pelo Centro histórico de Manaus e faz alguns registros. Confira:


Videorreportagem: Rômulo Araújo


Raphael Alves fotografAMdo no Largo São Sebastião, próximo ao monumento de abertura dos portos às Nações amigas.
(Frame: Rômulo Araújo)


Registro feito, em setembro de 2009, durante um incêndio em uma área chamada "Buracão", no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus. Foto vencedora, em 2010, da 31ª edição do Best of Journalism da Society for News Design. Foto de Raphael Alves cedida gentilmente para o Projeto FotografAMdo.


Os bastidores da gravação de um dos depoimentos de Raphael Alves. 
Foto de Yone Corrêa cedida gentilmente para o Projeto FotografAMdo.


Raphael Alves realizou um ensaio chamado "Quando as águas...", durante a cheia do Rio Negro em 2012. Alguns registros fazem parte de uma exposição do "Coletivo Amazonas" na Galeria Oi Futuro, no  Rio de Janeiro. Foto gentilmente cedida para o Projeto FotografAMdo.


Foto da exposição individual intitulada Wotchimaucü de Raphael Alves, que esteve em cartaz no Final de 2011. Gentilmente cedida para o Projeto FotografAMdo.

Post: Rômulo Araújo - Admin. deste blog
Críticas e Sugestões: osegundoregistro@gmail.com

4 comentários:

  1. Rômulo, eu fico realmente feliz de poder mostrar meu trabalho num espaço como esse proporcionado por você. Mais que isso, fico lisonjeado de participar de uma iniciativa diferenciada e muito interessante. Na minha opinião, o vídeo consegue - nesses quase 7 minutos - resumir o que penso... Muito obrigado e parabéns pelo projeto!

    Raphael Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Raphael, a oportunidade de poder mostrar um pouco do seu trabalho e conhecer um pouco mais sobre fotografia. Sucesso.

      Excluir
  2. Muito legal, ótima iniciativa Rômulo! Parabéns aos dois!!

    ResponderExcluir