Sobre 'O Segundo Registro'



Blog O Segundo Registro
Um novo encontro dos seus olhos com o acontecimento.


Os mais variados acontecimentos, devido ao excesso e rapidez, passam despercebidos muitas vezes. Em tal situação, os olhos, dos que presenciam o fato, são o primeiro registro e o captam de maneira abrangente para uma posterior descrição. Mas, podemos dizer que esse processo de armazenamento, é falho. A visão humana não eterniza com todos os detalhes tais ocorrências. Aí entra a fotografia e o vídeo, feitos de modo rápido, que funciona como um recorte da realidade e um documento real do acontecimento, o segundo registro.

Este blog pretende, de maneira simples e acessível, efetuar registros de cenas cotidianas (no fotojornalismo, na fotografia de observação e na videorreportagem), e torná-los disponíveis para quem interessar. Além de dar dicas de registros, trazer curiosidades e histórias relacionadas aos mesmos, tanto no local como também no internacional, trazendo críticas, opiniões e entrevistas de profissionais da área, no Amazonas, principalmente.

Registre seu olhar e envie-nos
Obrigado pela visita,

Por: Rômulo Araújo
É graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e pós-graduando em Design, Comunicação e Multimídia. Atualmente, é responsável pelo Departamento de Radiojornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação - Semcom, da Prefeitura de Manaus. Trabalhou como repórter do portal de notícias www.D24AM.com, na produção de videorreportagens. Foi bolsista de Rádio e TV da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Atuou como estagiário de Jornalismo e Produção na TV Cultura do Amazonas. Trabalhou como produtor na transmissão televisiva do Carnaval de Manaus, nos anos de 2008, 2009 e 2010. Atuou como produtor, repórter e apresentador do Programa Saber Viver (projeto de extensão do Centro Universitário do Norte - UniNorte), na Rádio RioMar. O programa é vencedor na etapa regional e finalista da etapa nacional do Intercom 2010, na categoria Cinema e Audiovisual, modalidade Programa Laboratorial de Rádio, o qual foi aluno líder. Além disso, foi também colaborador da Revista Ciência para Todos, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Inpa. Tem experiência na área de comunicação, trabalhando nos seguintes temas: Jornalismo, Fotografia, Rádio, Videorreportagem e Internet.

e-mail: osegundoregistro@gmail.com


Foto (desta postagem): Eduardo Gomes / Fotógrafo e Jornalista
Foto (do cabeçalho): Paula Pessoa / Fotógrafa e Jornalista