terça-feira, 19 de julho de 2011

Amigos, Amigos...


Hoje, 20 de julho, comemora-se, segundo alguns, Dia Internacional da Amizade, segundo outros, Dia do Amigo. Mas não vou ater-me a justificar o registro abaixo, somente pela data oportuna.

A infância é o momento ideal para se descobrir a Amizade, a partir das brincadeiras e primeiras emoções vividas com o companheirismo. [A foto acima foi feita em 2009, em um playground de um parque público, na zona centro-oeste de Manaus.]

A convivência, um fator primário para o passo de uma boa amizade, pode ser considerada o começo da construção de uma base para a edificação de um forte laço entre pessoas. Tudo começa com coleguismo, depois amigo, depois a consideração se transforma em irmandade. É como se o tempo fosse moldando, quase que a propósito, o elo de uma necessidade humana de que um precisa do outro, ou uns dos outros.

A infância é o momento ideal para se descobrir a Amizade, a partir das brincadeiras e primeiras emoções vividas com o companheirismo. Depois da vizinhança, a rua, o bairro, a escola, os colegas de colegas, a faculdade, o trabalho, o mundo. Não há definição exata para a amizade, não há prazo de validade, não há tão somente idas e vindas, não há porquês... apenas há de se ter um amigo, num canto qualquer do espaço físico, mas em um reservado na abstração.

É preciso ter plena e sã consciência que uma amizade pode justificar-se não apenas por status, ou por uma simples necessidade momentânea, mas por consideração, por aceitar as linhas tortas por quais percorreu aquela pessoas e por reconhecer que as mesmas linhas tortas se aplanaram com o aprendizado da vida. Aproveito um pouco do realista Machado de Assis para dizer que "A amizade sente-se, não se diz.". Portanto, amigos, amigos são e mesmo distantes podem sê-los.

Por fim, musicalizando este texto, entre as mil e uma citações musicais existentes e dedicadas a amizades, vou citar aqui que "(...) Amigo é coisa pra se guardar, no lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam não (...)". [Canção da América - Fernando Brant / Milton Nascimento]. E lembre-se também que "As vezes em certos momentos difíceis da vida, em que precisamos, de alguém para ajudar na saída, a sua palavra de força de fé e de carinho, me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho". [Amigo - Roberto Carlos / Erasmo Carlos].

Conservemos os amigos que temos e que podemos ser. Quanto aos meus, deixo meu silêncio e ações falarem.

Texto e Foto: Rômulo Araújo.
Contato: osegundoregistro@gmail.com

3 comentários:

  1. O registro da amizade na infância reflete bem o dia de hoje e como nos sentimos em relação aos nossos amigos. Gostei do panorama de como funciona a amizade e a musicalidade do texto. ;D Feliz dia da amizade ou do amigo... :P

    ResponderExcluir
  2. Depois de tudo isso, só posso mesmo agradecer por tê-lo como amigo! Obrigada! Feliz dia do amigo!

    ResponderExcluir
  3. Já disse milhões de vezes, mas não me importo em repetir: me sinto honrada de fazer parte do seu círculo de amizades. Sou grata a Deus por ter cruzado nossos caminhos! Amo você demais! Obrigada por existir!

    ResponderExcluir