segunda-feira, 11 de julho de 2011

O ano em que a procissão de São Pedro ocorreu em 11/07

Tradicionalmente realizada, todos os anos, no dia 29 de Junho, a procissão de São Pedro atrai muitos fiéis, principalmente os que trabalham em embarcações, já que esse é o santo protetor dos pescadores e segundo a igreja católica, o primeiro apóstolo de Jesus. Em 2011 foi realizada a 62a edição do evento, em que foi relembrada a visita do então Papa João Paulo II, em 1980, em Manaus, única vez que a procissão foi realizada não no dia 29/06, mas em 11 de Julho, para coinscindir com a visita de Karol Wojtyla. Confira alguns cliques da procissão deste ano, feitos pela colaboradora Manoela Moura*.

 Cartazes relembraram a passagem do Papa João Paulo II por Manaus e sua consequente participação na Procissão de São Pedro, em 1980.

 Na foto acima, o Arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, olhando as embarcações passarem pelo Rio Negro, durante a procissão fluvial.

Antes da procissão Fluvial, o quadro de São Pedro e os fiéis, adentram a Balsa. O quadro foi pintado pelo artista Amazonense Branco e Silva.

Embarcações seguem para ponta do Ismael no Bairro da Compensa III e ao fundo o Bairro do São Raimundo.

Celebração na balsa Bacurau acompanhada das embarcações. 

Retorno da procissão fluvial, rumo ao Educandos.


Embarcações seguindo em procissão. Cores e Enfeites. Participantes do Concurso Barco da Fé. Os escolhidos mais ornamentados são contemplados com premiações através da Colônia dos Pescadores.

Fotos: Manoela Moura (*É formada em Rádio e TV e pós graduanda em Cinema. Vencedora de prêmios em audiovisual em concursos locais, regionais e nacionais.)
Post / Texto: Rômulo Araújo

2 comentários:

  1. Ráaa valeu pelo espaço!!! É muito bom contribuir com o blog e levar um pouco mais de informação. Muito muito obrigada Rômulo. =] E quem visitar o blog espero que gostem do post e continuem visitando o Segundo Registro. xD

    ResponderExcluir