quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SINFOPAM realiza palestra em comemoração ao dia mundial da fotografia

"A imagem fotográfica digital" foi o tema da palestra realizada, hoje (19) pelo Sindicatos dos Fotógrafos Profissionais do Amazonas - o SINFOPAM, em comemoração ao dia mundial da fotografia. O encontro reuniu profissionais sindicalizados, fotógrafos amadores e estudantes no espaço cultural da livraria Valer, no Centro da cidade, e debateu as mudanças na convergência do sistema Analógico e Digital. O palestrante foi o Fotógrafo, bacharel em Comunicação e secretário geral do sindicato, Max Eduardo Marinho de Assunção, que além do tema central falou também sobre tamanho e qualidade no processo de melhoramento de imagem, iso (granulação e pixelização), luz (flash) e sobre a mudança do filme para o cartão de memória.

Este blog entrevistou o presidente do SINFOPAM, Marinho Ramos, que atua como fotógrafo na Secretaria Municipal de Comunicação de Manaus, a SEMCOM e esclareceu algumas dúvidas quanto ao exercício profissional do fotógrafo e sobre as atividades executadas pelo órgão, que primiramente foi fundado em 1964 como associação e em 1988 foi transformado em sindicato. Confira:

O Segundo Registro: Qual a função do Sindicato, hoje?

Marinho Ramos: A função do sindicato é representar a categoria de fotógrafos profissionais, dentro da sua profissão. O fotógrafo profissional, que exerce a profissão, tem que ter a carteira de fotógrafo, se não ele não é considerado como fotógrafo profissional. O registro é um direito assegurado a todas as categorias profissionais e pra isso nós temos o sindicato, que também contribui dando aulas, realizando esses eventos para qualificar o profissional para o mercado de trabalho, servindo como uma utilidade pública. Outra atividade do órgão é credenciar o fotógrafo sindicalizado para ele trabalhar nos eventos, além de realizar defesas desses profissionais.

O Segundo Registro: De acordo com a observação do sindicato, como está o mercado para fotógrafos no Amazonas, tem espaço?

Marinho Ramos: Sim. No mercado profissional, a pessoa que se qualificar ganha dinheiro. O mercado ficou muito bom com a chegada das novas tecnologias. É claro que exige muita experiência, inteligência, você tem que ser uma pessoa que pensa rápido, acima de tudo criativo, pois a profissão de fotógrafo, hoje, está muito competitiva. Tem muita gente que coloca uma câmera no pescoço e sai por aí registrando e se achando profissional. E não é assim. A fotografia exige conhecimento técnico, de linguagem e de criatividade, como eu falei. Tem que ser criativo.

O Segundo Registro: Quais os requisitos pra se sindicalizar?

Marinho Ramos: Primeiro de tudo é preciso está exercendo a profissão. Depois dá entrada no próprio sindicado com os documentos e um portifólio (trabalhos do fotógrafo em álbum ou em Mídia) e se paga uma taxa anual de R$ 50,00 (Cinquenta Reais). Depois nós fazemos uma avaliação, junto com o seu equipamento que também deve ser profissional. E assim é providenciado o registro de Fotógrafo, junto com uma carteirinha e ele passa a ter também um credenciamento juntos aos órgão de imprensa.

O Segundo Registro: Qual o tipo de fotografia que os profissionais são mais requisitados a fazerem?

Marinho Ramos: O maior requisito é no mercado das formaturas que exige muita experiência e muito conhecimento, mas é um dos mercados que mais está tendo 'free-lancers' hoje. E são muito bem remunerados.

O Segundo Registro: Qual a diferença do registro de Fotógrafo profissional e o de Repórter Fotógrafico? O Sindicado interfere nesse registro?

Marinho Ramos: Veja bem. Sou muito questionado sobre isso. E digo que não há diferenças. O que acontece é que você só pode ser Repórter Fotográfico, se você for Fotógrafo, mas você exerce uma função Jornalística. O repórter Fotógrafico é um segmento da profissão de fotógrafos. Mas a função dele é assim definida por estar a serviço de uma empresa Jornalística. Você está sendo pago para fazer aquilo e não pode fugir desse compromisso. Mas tem repórter que é filiado nós dois sindicados, no nosso (SINFOPAM) e no dos Jornalistas (SJPAM), como é o meu caso.

O SINFOPAM está localizado na Rua Marcílio Dias, 256, Centro de Manaus. O contato é o 9973-2448 (Marinho Ramos) ou marinhoramosjps@hotmail.com

por Rômulo Araújo - Administrador deste blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário