quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Abre Biblioteca

A Biblioteca Pública do Estado do Amazonas, localizada no Centro de Manaus, está fechada para restauração desde 2007 e tinha o prazo para conclusão de 6 meses. Na videorreportagem a seguir, você confere um pouco sobre o Movimento Abre Biblioteca, criado por professores e bibliotecários de Manaus para chamar a atenção da população e do governo de que muitos estudantes, pesquisadores e visitantes poderiam ter um incentivo a mais a leitura, visitando o espaço. Confira:



Videorreportagem: Rômulo Araújo


Representantes do Movimento Abre Biblioteca se reuniram para chamar a atenção do governo estadual para o tempo em que a biblioteca está fechada.
Foto: Rômulo Araújo


Foram muitas as promessas de reabrir o prédio, até que no último dia 02 de dezembro de 2012, na solenidade de reinauguração de uma praça, o governador do estado, Omar Aziz, anunciou que a mesma será entregue em janeiro de 2013.
Foto: Rômulo Araújo


Integrantes do Movimento Abre Biblioteca.
Foto: Rômulo Araújo


O governador do Amazonas, Omar Aziz, recebeu no dia 4 de dezembro, duas representantes do movimento voluntário “Abre Biblioteca”, a bibliotecária Soraia Magalhães e a professora Evany Nascimento. Na ocasião, Omar Aziz reafirmou o compromisso em reabrir a Biblioteca do Estado no mês de janeiro, conforme já havia anunciado no último dia 2, durante evento de entrega da Praça do Congresso.
(Nota enviada pela Agecom / Foto: Divulgação/Abre Biblioteca)


Prédio da Biblioteca Pública do Estado do Amazonas em 2012.
Foto: Divulgação/Abre Biblioteca

Obs: A videorreportagem abaixo foi produzida por mim, enquanto videorrepórter do portal de notícias d24am.com, em julho de 2010. Na oportunidade, o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, fala sobre o restauro, mostrando o que estava sendo realizado.


Videorreportagem: Reprodução / Portal D24am

Mais informações sobre o movimento Abre Biblioteca, no blog: 
http://cazadoresdebiblioteca.blogspot.com.br

Post: Rômulo Araújo - Admin. deste blog
Críticas e Sugestões: osegundoregistro@gmail.com

2 comentários:

  1. Caríssimo Rômulo!

    Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por me permitir contar esta história, com sua importante iniciativa. Abrçs e sucesso.

      Excluir