domingo, 15 de novembro de 2009

55 Anos nas ondas da RioMar


Brasil, Amazonas, Manaus... O mundo radiofônico ajudou a construir, formar, informar e entreter milhares de pessoas que atravessaram fases de uma variada história brasileira.

Há exatos 55 anos - em 15 de Novembro de 1954, às 5 da tarde, estava sendo inaugurada a Rádio RioMar, com sede hoje na Rua José Clemente, número 500, centro de Manaus, ao lado do Teatro Amazonas.

[Fachada do Prédio da Rádio RioMar]
Desde o primeiro dia em que foi ao ar, a Emissora vem fazendo história, deixando a sua marca na radiodifusão amazonense e brasileira, como a primeira estação de rádio do Amazonas a operar em Onda Média e a única, até hoje, a transmitir em Ondas Curtas em toda a região Norte, possibilitando ao caboclo do interior ouvir a Emissora em qualquer lugar.

[Estúdio Principal da RioMar]

A emissora é considerada por muito tempo, como a “Escola do Rádio”, devido a inúmeros profissionais como, Phelippe Daou que atuo como redator da Rádio Rio Mar (Diretor Presidente da Rede Amazônica de Rádio e TV), Waldir Correia, Jurandir Vieira, Orlando Rebelo, (hoje locutores da Rádio Difusora do Amazonas), João Barbosa mais conhecido como Titio Barbosa que faleceu no ano de 2005 (apresentador da emissora em 1962), Alberto Pelegrini (repórter da Rádio Difusora do Amazonas) Augusto Pantoja (locutor da Rádio FM do Povo), Ray Lavareda (repórter e locutor do programa “Isto é Igreja” do Amazon Sat) Carlos de Souza (Radio Acrítica), Samara Souza (CBN) começaram sua carreira na emissora.

[Visão do auditório da Rádio. Vista para o Teatro Amazonas.]

Atualmente, a Rádio Rio Mar vive um novo momento, buscando adaptar-se aos novos tempos. Sua programação contempla programas de todos os gêneros, do esporte ao religioso. Uma das relíquias mantidas até hoje é a discoteca, a maior do Norte, com mais de 40 mil discos, dentre eles, peças históricas como o primeiro LP de Roberto Carlos e a coleção completa dos Beatles.

[Entardecer, entrada da Rádio]

Essa é uma pequena homenagem deste blog a essa emissora de Rádio que tem grande contribuição na difusão de acontecimentos históricos do Amazonas.

PARABÉNS, RIOMAR, pelos 55 Anos.


Ouça: Rádio RioMar, 1290 kHz AM.
Acesse: www.rederiomar.com.br

Texto e Fotos: Rômulo Araújo - Administrador deste Blog (com informações do portal RioMar)

7 comentários:

  1. o que faz o seu blog se destacar bastante, é que além de termos boa informação, as fotos não são simplesmente imagens de algo, elas possuem sentimento quando mostradas de pontos de vista fora do convencional.
    Parabéns pra você e para RIO-MAR!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Greicy Araujo
    É com imenso prazer que digo de coraçao a satisfaçao que tive de um dia ter tido a oportunidade de ser desta casa, onde fui recebida de portas abertas e onde pude aprender coisas que nunca esquecerei juntamente a equipe do programa SINTONIZANDO FÉ E VIDA.Olhando essas fotos pude viajar no tempo nao muito distante e relembrar momentos inesqueciveis.
    Parabens!!
    Greicy Araujo

    ResponderExcluir
  3. Um abraço a todos os companheiros desta emissora que faz parte da história da implantação do rádio no Brasil, e muito obrigado por estarem em rede conosco no jogo de logo mais a tarde aqui em Cuiaba. Reinaldo Costa-Narrador esportivo da CBN.

    ResponderExcluir
  4. Caro Amigo, Boa noite. excelente artigo, mas por favor, é de bom alvitre corrigir a linha onde está expresso: Ouça: Rádio RioMar, 1290 KW AM para: Ouça: Rádio RioMar, 1290 kHz AM, se ela tivesse essa potência de saída estaria fora do previsto no plano básico e seria a emissora mais possante do mundo...

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  5. Caros, a Radio Rio Mar é, sem dúvida, um veiculo de comunicação de suma importância histórica em Manaus, no Amazonas, e até no Brasil. Neste mês de Agosto de 2011, a emissora, que também está na internet, passou por algumas mudanças em sua grade de programação e estrutura física. Agora ela está disponível no site: www.rederiomar.com.br. Aproveitando, e estando ciente que este post, mesmo publicado em 15 de Novembro de 2009, e ainda rede visualizações ainda hoje, gostaria de retratar-me, aproveitando o comentário anterior. A rádio Rio Mar é transmitida em ondas médias, na frequência de 1.290 kHz, em Amplitute Modulada (AM). Obrigado a todos pela visita ao post e ao blog. R.Araújo - Admin.

    ResponderExcluir
  6. Quero expressar meu protesto quanto ao esquecimento de citarem nomes como: Davi Rocha,Jorge santos e FRANCISCO PINHEIRO que fizeram alegrar por muito tempo meus dias naqueles tempos em que eu era Feliz e não sabia.Parabéns à Rádio Rio Mar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado. Onde anda Francisco Pinheiro eu era apaixonada pela voz dele..

      Excluir